terça-feira, 13 de outubro de 2009


"We, the people of the nation,
hereby secede from land.
From this moment on, we will be a nation afloat.
We will cast off the conventions of life on land,
and set sail - free to ask "Why not?"
We will ice-skate on the Equator,
we will sunbathe in Alaska
and learn to say "yes" in forty-seven languages.
But perhaps most importantly, we will arrive
home again more like the version of ourselves
we always knew we could be.
The version that doesn't bother to ask why,
but rather... WHY NOT?"

Royal Caribbean



Pois é minha gente, estou de partida para mais uma viagem dentro desta grande viagem! Amanhã partimos, de madrugada, rumo a Fort Lauderdale, Florida, USA, perto de Miami. Serão cerca de 12 dias seguidos no mar, sem sair deste barco gigantesco! Sem pôr os pés em terra firme e… lamentavelmente, sem ligação a casa! A internet está muito atrasada por aqui e é bem possível que não fique a funcionar antes de chegarmos a Miami. Mas continuo a fazer figas! Também não sei se as chamadas telefónicas estarão a funcionar, mas, de qualquer forma, são muito caras e a ligação não deve se das melhores! Ou seja, vai ser mais um teste ficar tanto tempo sem comunicar com ninguém de casa. Espero sair-me bem!

Nos últimos 2 dias não tenho estado tão mal, tenho-me sentido um bocado mais tranquila, menos ansiosa… Não tem sido perfeito, ainda me vou abaixo, mas tenho estado, no geral, um bocadinho melhor. É que estou mesmo farta de estar mal!! Quando me perguntam o que tenho, o que sinto, o que penso, porque estou assim, não sei responder! Nem em português, nem em inglês, nem para os outros nem para mim mesma! É que não aconteceu nada em particular que me pudesse fazer sentir assim. É muito irritante quando as emoções nos fogem ao controle!! Já disse que, se superar isto, vou tornar-me uma guru zen, escrever livros e fazer palestras sobre como controlar as emoções, como nos relaxarmos e vermos o lado bom da vida! Quem sabe não ganho muito dinheiro assim?
Na verdade, só quero estar tranquila aqui. Fazer o meu trabalho, o melhor possível e com uma boa dose de boa sorte, juntar o meu dinheiro e acumular a experiência profissional que quero tirar daqui. Não preciso de estar aos pulos de alegria ou ter milhentos amigos com quem ir para os copos, bastam-me poucos, mas mais ou menos bons, pelo menos! Se bem que no fundo, e como tudo na vida, esta é uma experiência pela qual passamos sozinhos. Os outros estão cá para nos ajudarem, para partilharem isto connosco, mas ninguém sente as nossas dores como nós mesmos e ninguém sente também as nossas vitórias como nós mesmos!

Todos os dias, quando começarmos a navegar, vou a um open deck por 10 minutinhos e apanhar um ar fresco. Ver luz natural (provavelmente única oportunidade no dia inteiro para o fazer!), respirar fundo, meditar um bocadinho e convencer-me de que vou ter um excelente dia, e que vai ser melhor do que o anterior, que eu vou ser cada vez melhor, vou superar-me cada dia um bocadinho mais!
Tenho fé que me safe! Pelo menos o tempo suficiente para voltar satisfeita para casa. Veremos como corre!

No spa tem estado uma grande confusão, basicamente. É muito complicado organizar um spa tão grande com tanta gente, especialmente quando há muitas pessoas com a mania que são chefes! Não há paciência para certas pessoas, é que não há mesmo! Como já fazem isto há algum tempo e como agora estão neste grande navio e, ainda por cima, têm pessoas novatas que estão, provavelmente, no lugar de amiguinhos deles que não conseguiram vir, estão revoltados por estarmos aqui no primeiro contrato e sentem-se superiores a nós. Credo, que gentinha!! Mas é curioso que, apesar disso e de ser uma coisa que me incomoda um bocado, não é, de longe e, pelo menos por agora, tema que me abale muito. Simplesmente ignorar e lamentar por eles serem assim.
Só me chateia mais aquilo ainda estar muito confuso, ninguém saber onde está nada, não haver coisas suficientes e estar sempre toda a gente com o fogo no rabo para se irem embora e não nos deixam fazer as coisas com calma! Mas quando formos para lá praticar depois do jantar, sozinhas, vamos tratar de pôr tudo direitinho! É outra vantagem de estar num couples massage, temos outra pessoa para descobrir onde estão as coisas e tal… Mas já deu bem para ver que não há nada como descobrirmos por nós mesmas ou perguntarmos às poucas experientes acessíveis, porque de cada vez que fazemos uma pergunta às managers ou ficamos a saber o mesmo, ou sentimos que somos parvas por fazer as perguntas. Enfim, cá me hei-de arranjar! O que importa e que quando os clientes começarem a vir eu tenha tudo pronto e tenha os tratamentos na ponta dos dedos e, muito especialmente, me sinta confiante para vender!!
Hoje recebi um tratamento de uma filipina (andamos a treinar uns nos outros) e o tratamento nem foi nada de mais, e até lhe aponto uns aspectos negativos, mas bolas, a gaja arranjou maneira de me convencer a comprar (hipoteticamente, claro está!) os produtos todos. Nem é que me tenha convencido, mas basicamente não me deu outra hipótese a não ser dizer sim: pôs as coisas de uma forma que não conseguir dizer que não! Como é que ela fez aquilo nem percebi direito, é uma arte (especialmente para as filipinas que impingem tudo aos clientes!) que se desenvolve ao longo de 4 contratos a fazer isto! Hehe!

Ah! Descobri que existem pelo menos 3 tugas no Oasis, do sports department! Ainda não os consegui encontrar, mas um dos rapazes da minha Assembly Station (sítio onde concentramos a nossa quota parte de passageiros em caso de emergência e em todos os boat drill que se fazem semanalmente) diz que trabalham com ele e que um é de perto do Porto. Hihi! Quero falar tuguês!! Hihi!
E por falar em drills, mas que grande seca que são!! Claro que com passageiros deve ser mais animado, porque ficamos ali com eles no paleio e tal e a tentar organiza-los direitinho! Pelo menos neste barco eles não levam os coletes salva-vidas com eles. Seríamos nós a entregar-lhos em caso de emergência, mas nos drills não os damos, o que é fixe! E não me posso queixar da minha Assembly station porque é dentro de um restaurante e a saída para o life boat é mesmo fácil. No entanto, é mesmo bom que nunca haja uma emergência, porque meter 350 passageiros mais 20 tripulantes dentro de um life boat daqueles numa emergência real deve ser obra a sério! Para além de que nem quero imaginar aquilo cheio de gente (já que cada pessoa tem aí uns 10 cms quadrados para sentar o rabo!) a descer para o mar e a abanar-se todo lá em baixo, enquanto espera por ajuda! Ah, e nada de água para ninguém nas primeiras 24h!! E comida muito menos! Há doses de água e comida, mas são super duper controladas!

Bem, mas por agora a comida que como não é nada má. Quer dizer, não é má ao gosto, mas já percebi que é super processada e tudo à base do salgado, o que significa muita retenção de líquidos, má circulação e… celulite!!! Nem quero falar nesse tópico porque é muito assustador!! Ela aparece sei lá vinda de onde e receio pelo meu rabo, que vai crescendo, crescendo…! Lolololol
Não sei mais que vos diga… estou a tentar lembrar-me de coisas para contar antes de perder comunicações… até porque depois não vou ter o tempo que tenho agora para escrever (estou no meu quartinho a escrever num documento e quando for à cidade faço copy paste!hihi!), mas não me lembro de mais nada!

Que dizer, há uma mudança! Mudaram-me do meu quarto single para um quarto duplo… Ohhhh que treta!!! Agora que estava habituada aqui ao meu cantinho, com as minhas coisas espalhadas à minha maneira, com a luz acesa ou apagada, conforme me apetece, com as minhas fotos e dizeres por todos os lados… tenho de partilhar um quarto… Vou ficar no quarto praticamente em frente ao meu, o que não é muito mau, pelo menos já estou habituada ao corredor! Se bem que são todos exactamente iguais! Lol E vou ficar com a Joanna, que é uma miúda novinha, inglesa, que veio da Academia também. É muito simpática e parece calminha, mas irrita-me um bocado a maneira como fala porque é muito muito dengosa a falar… É tudo “ohhh, that’s so nice!!” “Ohhhh, I love it”… oh meu deus!! Bem, mas pelo menos não me parece que vá aparecer na cabine toda bêbeda às 3 da manhã! Pelo menos não a fazer barulho! Vamos ver como vai ser… Pelo menos a casa de banho é maior! Hehe! E cada cama (é um beliche) tem umas cortinas, não muito feias, que dá para fechar e fica-se no escurinho, ou com a luz pequenina ligada e a tv no fundo da cama. Dá para ficar um bocado reservado, apesar de não dar para por a tv muito alto. Bem, vamos ver como vai ser… Talvez mudemos amanhã, não sei bem. Pelo menos a minha mãe vai ficar mais descansada, com certeza, por saber que não estou mais sozinha durante a noite!

E prontos, é isto... é estranho saber que é o último dia em terra. está quase toda a gente do barco na cidade e temos todos de estar de volta até às 21h! Estou curiosa para ver como se sente o barco a andar, como é ir a um open deck e ver-nos a aproximarmo-nos do horizonte... Mas confesso que estou com algum medinho de enjoar... hihihi!
Bem, assim que puder dou notícias, mas não se preocupem porque é bem possível que passe 2 semanas sem dizer nada a ninguém!
NO entanto, continuem a mandar notícias! Quando puder leio tudo freneticamente! E aceita-se também muita eergia positiva e desejos de boa sorte! ;)

Quanto a vocês, ai que saudades!! Cuidem todos muito bem!! Beijinhos super duper apertadinhos!!!!

E… cá vou eu por esse mar fora!!!! Wish me luck!!

3 comentários:

  1. Muita força e sorte mais uma vez...Mas acho k nunca é demais! Tou a torcer por ti!!! Beijo grande e boa viagem!!!

    ResponderEliminar
  2. oi oi!!! ah pois é, vais virar guru:P tens de pedir ai umas dicas à Filipina lool.. e dps envia as dicas aki a moi:P realmente isso é arte, lol. e lá vais para Miami:D yupi yupi.. calor (que bom). olha que aki no norte já tá frio...mas em lx tá calor...parece primavera lol! bjocas e boa navegação:D

    ResponderEliminar
  3. Não necessitas de sorte, necessitas de trabalho árduo e espirito positivo. Coisa que falta ao povo portugues, porque nos sentimos sempre coitados, mas que muda assim que estamos a fazer algo que nos realiza na realidade.
    No navio acordei sempre com um sorriso no rosto, aprendi a observar tudo e todos, aprendi a tomar decisões sozinha e não pedir ajuda à minha manager. Na maioria dos casos, estão lá para nos lixar a cabeça e colocar-se no caminho.Prepara-te para veres inveja, preferências, para teres dias péssimos e outros maravilhosos.Cada pessoa encontra o seu modo de escape...uns nos copos, outros com um namorado (como eu), outros na passadeira de um ginásio depois de um longo dia...No segundo contrato,o meu estado Zen era alcançado nas minhaa folgas quando ficava todo o dia na cama...
    Ajudei toda a gente,sem querer saber o que pensavam de mim.Era assistant Spa Manager e sabia que metade da minha equipa me criticava nas costas...Mas eu ajudei sempre e isso valeu-me experiência e muitas amizades!
    TU VAIS CONSEGUIR!!!! Nunca penses no contrário...preocupa-te mas não em demasia...pensa que aí tudo conta. Estás pelas viagens,pelas pessoas e pela experiência e de certeza que voltarás uma pessoa diferente...

    Beijinho e boa travessia:)

    ResponderEliminar