terça-feira, 20 de outubro de 2009

Olá gente da minha terra!!

Antes de mais, desculpa pela demora em dar notícias. Quer dizer, tenho escrito algumas coisinhas eposto umas fotos no facebbok e mandado uns mails, mas escrever aqui... demora-me muito! E na verdade, vou fazer batotisse, porque escrevi umas cenas no computador na minha cabine e faço copiar colar para aqui, tá bem? hihi
Ora então estou no meu barquinho, no porto de Turko, Finlândia. É mesmo um privilégio e muita sorte ter vindo trabalhar para este navio logo no primeiro contrato. É simplesmente o maior navio do mundo! Agora que estou nele realmente dá para ver que é enorme, simplesmente gigantesco e muito bonito. Não que eu tenha muito por onde comparar, porque nunca estive dentro de um cruzeiro, mas sim, é mesmo muito bonito. Mas ainda está em fase de estaleiro. Toda a gente, incluindo nós, usa capacete de protecção e uns kispos na companhia - sim, porque está um frio simplesmente de rachar aqui!! E mais equipamento: botas, óculos, luvas, uma cinta para a lombar e um fato macaco. Sim, porque vamos fazer muito trabalho duro.

Mas é bom estar ocupada, porque a verdade é que isto ainda não está lá muito fácil. Na verdade, quinta (que foi quando chegamos) e sexta foi muito complicado para mim. Fiquei chocada com o tamanho minúsculo da minha cabine, onde durmo sozinha e a minha cama está na parede… Senti-me claustrofobica em todos os espaços, sozinha, desintegrada do grupo, com um frio na barriga, o estômago apertado, o coração a palpitar e uma sensação muito grande de ansiedade. Só queria sair daqui rápido, ir pelo menos para o ar livre e não voltar cá para dentro. Só me passava pela cabeça que tinha cometido um erro gigantesco em vir para a Steiner e erro esse do qual não posso escapar sem mais nem menos. Tive de pedir bastante dinheiro emprestado para vir ´para cá e a minha família tem gasto montes de dinheiro mais a carregar-me o telefone e a porem-me dinheiro na conta. Já assinei contrato pelo que, se desistisse, tinha de pagar 650dolars e mais quase o mesmo para voar para casa - isto na Finlândia, porque, se quiser ir para casa quando estiver na Florida, nem quero imaginar quanto será… Para não falar da desilusão comigo própria, tinha de enfrentar a desilusão de todas as outras pessoas que estão entusiasmadas e me deram tanto apoio - com certeza que me continuariam a apoiar e o Sérgio e a minha mãe estão sempre a dizer para eu não stressar com o dinheiro, que, se eu não aguentar mesmo, me ajudam e ficam sempre do meu lado. Mas como é que conseguia encarar as pessoas e como me conseguia encarar a mim mesma…? A isso acresce o medo de estar numa equipa cheia de gente experiente, onde a expectativa e a pressão são enormes, tenho medo de não me dar bem c as managers, de não conseguir ter a coluna cheia de clientes, de não lhes conseguir vender… E sinto-me um bocado deslocada do resto do grupo. Mas eu já sei que é sempre assim, que demoro a inserir-me bem no grupo, que me demoro a adaptar e que as pessoas começam por não dar nadinha por mim, mas normalmente depois ficam surpreendidas, quando finalmente me consigo mostrar. E tenho de acreditar que é isso que também vai acontecer aqui, para além de que, não vou mudar quem sou, não sou uma pessoa que tenha de ter muitos amigos, ou muita gente com quem desatar aos risinhos e gritinhos… não tenho paciência. Não me importo de passar algum tempo sozinha, desde que tenha sempre alguma rede de segurança.
E tenho de acreditar em mim, que sou capaz de vencer todos estes meus medos e demónios. Tenho de conseguir relaxar, respirar, controlar as minhas emoções e ansiedades, focar-me no que é importante, no privilégio que é estar aqui e no quanto me vai correr bem. Vou trabalhar muito e bem, vou ganhar bastante dinheiro, vou vender bastante, a manager e os colegas vão gostar de mim, vou conseguir divertir-me, às vezes sozinha, outras vezes com as outras pessoas, vou conhecer sítios lindíssimos, fazer praia nas Caraíbas, vou falar muitas vezes com a minha família, pela Internet, vou mandar-lhes coisas e receber coisas deles, não vou ficar doente, vou aproveitar muito e bem e quando voltar para casa, ao fim de 9 meses de contrato, vou muito feliz e realizada, com algum dinheiro e muito contente por voltar para os meus!!
Tenho me sentido um bocadinho melhor cada dia que passa e é assim que tenho de ir vivendo por agora, um dia de cada vez. Mas sei no fundo que tudo vai correr bem!

Domingo tivemos o dia todo de folga. Acordei pelas 8:30h para ir tomar o pequeno almoço e depois voltei para a cama para dormir. Mas tive de me ir forçando a continuar a adormecer, porque basicamente não tinha nada que fazer ou para onde ir até ao almoço… Depois do almoço, ir à cidade! O que significa ir à net!
Fomos umas 4. Estava um dia mesmo frio, chuvoso e desagradável. Fartamo-nos de andar pelas ruas da cidade à procura de um sitio com free wi-fi que estivesse aberto. Encontramos um pubzito muito porreiro. Passado um bocado chegaram mais raparigas e a net crashou. Oh, que stress! Detesto problemas com a net, especialmente nestas circunstâncias, mas lá voltou a funcionar. Falei com algumas pessoas on line, incluíndo o Sérgio e fiz uma chamadita via skype para ver o meu pai, a minha irmã e os meus avós, que estavam todos em minha casa, pelo que vi também a minha sala e a miss Pipas! E antes disso já tinha falado ao telemóvel com a minha mãezinha (coitada, deve andar preocupada comigo!), com a minha tia Gena (que foi uma querida e me carregou o telemóvel!), com a Armanda (que me faz sempre sentir melhor!) e com o sr. gigantone! Hihi!
Li e-mails cheios de bons conselhos e muita força, mas também cheios de compreensão, o que também é muito importante. É a melhor coisa do mundo saber que há pessoas que se preocupam genuinamente e querem mesmo o nosso melhor. Sempre soube que estavam lá, mas agora dou-lhes um valor muito maior!
segunda só trabalhamos de manhã. Estivemos a limpar o spa, a tirar o pó das obras, porque amanhã há uma inspecção qualquer. E, depois de uma pequena reunião, ficámos com a tarde livre! Yupii! Internet again! Lol Mas isto não vai durar muito! Ainda só não estamos mais ocupados porque estamos dependentes que as coisas cheguem para continuarmos a trabalhar no spa. Só cá estão alguns produtos e as mesas. Falta montanhas de coisas e depois temos de preparar e deixar tudo impecável durante a travessia do atlântico, porque quando chegarmos a Miami vão ser montes de VIPs, jornalistas… a chegada do barco vai fazer um grande furor! O Good Morning America, que é um programa de tv super famoso nos states vai fazer uma reportagem em directo, por ex. Que bom, vai ser giro essa emoção!
E ainda hoje a Ash (a manager) esteve a falar de como isto vai ser trabalhar a doer e que não há dias inteiros de folga para ninguém. O tempo d folga tem de ser ganho, ou seja, atingindo os targets. Tenho a certeza que quando nos disserem qual é o nosso target, o nosso objectivo, até me vai dar uma coisa! Vai ser brutal! E ela também já estava a dar a entender que há muita gente que queria estar aqui no nosso lugar (especialmente dirigindo-se para nós, os novatos) e que se não estivermos dispostos a trabalhar fortemente e a conseguirmos atingir os objectivos podíamos ir já embora (traduzindo: seremos transferidos para outro barco). Feeling the pressure? Ainda não! Essa não. Sei que sou boa com as pessoas, sei que, tirando alguns possíveis casos, os clientes vão gostar de mim. Se me vão comprar muito ou não, ou se vão remarcar comigo… já é outra história. Mas faço intenções de dar o meu melhor com cada cliente. Tentar sempre com cada um. Tentar sempre que volte e que me compre. E espero ficar embriagada pelo dinheiro e cada vez querer fazer mais e mais, vender mais e mais. Como…? Oh pá, não sei muito bem! Deram-nos lgumas dicas na escola, mas na realidade é mais complicado. De qualquer forma, tenho a certeza que durante a travessia vamos ter muito tempo para praticar os tratamentos e receber dicas sobre retail. Se não recebermos, vou pedir-lhe, sem dúvida. As raparigas que trabalharam já com ela são unânimes a dizer que ela é extraordinariamente boa naquilo. Que, se vir que te estás a esforçar, a dar o teu melhor e lhe vais pedir ajuda, que é capaz de te ajudar e deixar super inspirada! Vou dar o meu melhor e com certeza que ela vai gostar de mim. Posso não ser propriamente a melhor vendedora, até porque há cá raparigas que são mesmo boas nisto e têm montes de experiência, mas não vou ser nada má, com certeza. (Aiiiiiiiii, espero bem que sim!! Oh estrelinha da sorte, não me abandones por favor!)
Bem, isto aqui pelo barco está a ficar mais bonito. Acho que o I-29 (não sei porque lhe chamam isso, mas é tipo o corredor principal para os crew, que dá acesso das cabines ao Gardem Café (onde toda a tripulação come) vai ficar muito giro. Estão a pintá-lo de uma maneira gira. E tenho a certeza que todas as áreas da tripulação vão ficar porreiras.
Também lá me vou sentindo melhorzita na minha cabine. Apesar de mal me conseguir mexer, estou contente por estar numa single. Estou mais à vontade, realmente, posso ligar a luz quando quero, por as roupas como quero, ter isto organizado, as minhas coisinhas por todo o lado… Se bem que partilho a casa de banho com a rapariga do quarto ao lado e ouve-se tudo na casa de banho e também deste quarto para aquele. Quer dizer, não é tudo tudo, mas tenho de ter cuidado com a música à noite, por ex (se bem que nunca sei quando é que ela está no quarto ou não, quando está a dormir ou não…). Ah, e partilhamos o ar condicionado! Lol Só na minha cabine (ainda bem meu deus!!) é que tem o regulador. Claro que tenho de o adaptar a ela, que é uma friorenta e em vez de dormir com roupa mais quente, pede-me para por aquela porcaria super quente e dorme de alcinhas! Mas já sei como fazer: antes de jantar venho por isto quentito e quando vier dormir posso por mais frio, porque os cubículos vão estar já quentinhos. De manhã, a minha versão de abrir a janela para entrar ar fresco (coisa que faço SEMPRE em casa!) será ligar o ar no mais frio! Lolol Uma pessoa tem de se adaptar!
Colei montes de fotos pela cabine e quando puder vou imprimir mais! Também escrevi umas coisas e colei nas paredes e no espelho - umas coisas para me darem alguma inspiração! Nem sempre funcionam, mas pronto! ;)
Ah!!! Já tenho tv!!!!! Gradualmente todas as cabines estão a ter a tv a funcionar. Ainda faltam canais, e os que há não são por aí além, mas já é muito mais fixe! Tem BBC news, CNN (ou outro parecido), uns canais de música, e uns de filmes, mas por ex agora está a dar um e está dobrado em alemão! Lol Mas, parecendo que não, dá para me distrair um bocadinho! SE bem que hoje já só funcionava um canal... devem estar a organizar aquilo.
Também comprei um spray de cheirinho para a mini casa de banho, da Airwick ou qualquer coisa assim e cheira muito fresquinho. Também fui à Linen Room e trouxe emprestado spray desifectante para limpar a wc e o meu lavatório. E comprei uma daquelas mini vassouras e um apanhador, para dar uma varridela ao chão, que já tinha montes de cabelos meus e bocadinhos de cotão azul do raio das toalhas que nos dão (são novinhas e são daquelas que deixam tudo cheio de bocadinhos, neste caso, azuis).
Hoje só trabalhamos até às 15:30h... lá está, mal habituados... mas pronto foi fixe! Tomei um duche, vim à cidade (tenho q me deixar disto pq o bus é estupidamente caro! estes finlandezes dvem ganhar mt bem, tudo custa muitos e muitos euros!! mas pelo menos é fixe ter a nossa moedinha outra vez!hihi - mas como não sei quando o tempo livre vai acabar de vez, vou aproveitando!). Fui comprar um livro - por conselho sábio do sérgio, acho q me vai também ajudar nos tempos mortos e à noite. E encontrei um livro em Português! É da Agahtha Cristie, mas quero lá saber, comprei-o! E comprei também um inglês, do Paul Auster.
Bem, vou falar mais um bocadinho com o sérgio no msn e depois vou embora. Vou jantar em 5 minutos e depois vamos, algumas pessoas do spa, fazer uma super visita guiada ao barco com não sei quem, mas parece q é alguem fixe lá da companhia! Deve ser fixe, a ver se me vou ambientando com o sitio, ver mais espaço e ficar muito entuisasmada! Claro q ñunca vou ter tempo p os ver outra vez, mas fico sempre na ilusão! hihi
Ah e nas últimas noites tenho sempre ido à crew disco, onde passam sempre, num ec~râ gigante, filmes às 21h. Até agora têm sido muitos fixes e é um bocadinho que me sabe muito bem, quase parece que estou no meu sofázinho, com a gata, a pipas e o xuxo ao meu lado!!

Não se preocupem comigo, já sabem que sou uma lemechas e sinto tudo a 300%, mas cá me hei-de aguentar! Pelo menos durante uns tempos!!
ESpero q estejam todos super bem!! tenho montes de saudades!!
Milhoes d obrigados pela força e pelo apoio de todos!! continuem a dar notícias!!!

7 comentários:

  1. Respira fundo....conta até 10 e vai-te a eles...podes ir longe! As vendas aprendem-se, limam-se e adpatam-se a cada cliente...:)

    Vai correr tudo bem de mais...quanto mais não seja, chegas cá e regressas de novo...

    Eu estou tentada a ir para o ano....mas noutro departamento! é que Portugal é muito parado para mim...e o meu chuchuco está muito longe!!!:(

    Beijinho
    JU

    ResponderEliminar
  2. olá linda é sempre tão bom ter noticias tuas:) tu dás mtos pormenores o k é mt bom.. mas fico com vontade de ver como é tudo:) ( fotos, fotos, fotos, please!:))
    desculpa não consigo escrever mta coisa, mas keria deixar-te um jinho mt grande e um abraço mt mt apertado. continua a mostrar ao mundo kem és tu! ;)

    ResponderEliminar
  3. oii linda:D Pois, já notei que isso está a ser um turbilhão de emoções! Mas tudo é importante para o nosso crescimento e tu estás a ir muito bem e vai correr tudo bem de certeza! Tenho a certeza que vais ter muitos momentos alegres..também terás uns menos alegres, mas sem dúvida que os alegres vão superar tudo isso! E vais ficar perita em vendas;) tudo se aprende e é para isso que se embarca nessa grande aventura, para se aprender mais e mais! ;) Pensamento sempre positivo e muita muita Luz! Beijinhos enormes:D

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    Sou uma brasileira perdida que vai trabalhar para a Steiner também, e abril do ano que vem. É de extrema ajuda tudo isso que você escreve, agradeço imensamente de fazê-lo público. Boa sorte com tudo, estou torcendo por você!!
    Denise

    ResponderEliminar
  5. Olá Lidia...vamos ver se ainda te lembras de mim... Patricia,a outra portuguesa k da formaçao... lol fiquei tão contente por encontrar este teu blog,tá fantastico!! e para mais keria saber noticias tuas!! dás todos os pormenores,adorei mesmo... eu cá estou á espera de novidades,a semana passada fui fazer o sea survival,por isso já devo ter um barco dos costa mas nao sei de mais nada. Talvez nesta 5ª. Bom mas este comentario é mesmo para te dar muita força,dizer k adorei conhecer-te e k tenho a certeza k te vais adaptar rapidamente a esse monstro e vais vender muito e cativar muita gente, tens personalidade suficientemente forte para isso!! bjks grandes e se tiveres tempo diz-me qq coisa p o msn.

    ResponderEliminar
  6. LINDOMAR CHAVES
    OI
    ANTES DE TUDO, MEUS PARABÉNS E ACREDITO QUE VOCÊ IRÁ SUPERAR TODOS OS SEUS MEDOS E DIFICULDADES NA SUA NOVA AVENTURA PELOS MARES. ESTAVA PROCURANDO FOTOS DO OASIS OF SEAS E NA PROCURA ABRI O SEU BLOG, NÃO ERA O QUE EU ESPERAVA, MAS ESTOU TORCENDO POR VOCÊ. ACABEI LENDO OS SEUS COMENTÁRIOS. SOU BRASILEIRO, NORDESTINO E APAIXONADO POR NAVIOS, APESAR DE NUNCA TER IDO EM UM CRUZEIRO. TUDO DE BOM PARA VOCÊ.

    ResponderEliminar
  7. Ola

    Gostava de saber cm tem sido esta experiencia a nivel financeiro , se compensa realmente a este nível. Se poderes diz kk coisa. Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar