domingo, 20 de dezembro de 2009

faltam 7 meses!!

Tou no barquinho há 2 meses e uns dias. Mas como raio é possível que só tenham passado 2 meses??! Não dá para entender… Quando olho para trás e me lembro dos primeiros dias, parece que foi há tanto tempo atrás! Bolas, acho que vou dizer sempre a mesma coisa sempre que fizer um “aniversário”!

Bem, já começamos com os cruzeiros regulares de 7 dias e até já entramos no cruzeiro de Natal, que parecia tão distante há algum tempo atrás!
E então, perguntam vocês, como é o dia-a-dia aí na barcaça…?
Ora bem, então é assim: começamos o cruzeiro no sábado quando, de manha cedo os passageiros do cruzeiro anterior levam um par de patins e põe-se na alheta e os novos vêm todos contentes! Temos sempre umas horas livres nessa manhã (supostamente é a nossa meia folga…), uns entram às 11h, outros às 12h, 13h e 14h (ou melhor, sempre 15 min antes disso). Essa manhã estamos em Fort Lauderdale e, claro, saio sempre um bocadinho do barco. Aqui mesmo à saída do nosso portão temos o sea fares house, onde a tripulação de todos os navios que estão aqui no porto Everglades, pode fazer diversas coisas: usar os telefones deles para ligar para casa, usar a net, comprar cartões telefonicos, telemóveis, umas cenitas para comer, e onde se pode enviar correspondência e dinheiro para casa. É muito prático para quando não se tem tempo para ir mais longe. Isto porque, só para sair do porto, em si, é quase meia hora a pé! Lolol É mesmo grande, por isso a maior parte das vezes paga-se um táxi ou espera-se e desespera-se pelo shutle, que é mais barato. Fora do porto temos a cidade, com algumas lojas fixolas, um supermercado mesmo muito fixe e, de taxi, também se pode ir até à praia.
Mas esta manhã é sempre um stress para mim… é o dilema entre ficar a dormir mais um bocadinho do que as pouquissimas horas que se dorme normalmente ou levantar da cama e sair para fazer coisas, ligar com calma para a família… e é o andar sempre a olhar para o relógio para não me atrasar, procurar um taxi para voltar porque já não tenho tempo para vir a pé…acabo sempre por não ligar a toda a gente que queria porque demora séculos a conseguir fazer uma chamada (é 2 telemóveis na mão: um, o meu telm normal, com os numeros de telefone, o outro, o telm americano e onde faço as chamadas, na outra mão o cartão que uso para ligar, com o seu pin enorme e que descubro raspando a cenita com uma moeda, que deveria estar na minha terceira mão, se tivesse mais do que duas! Ligo o numero e passado uns longos segundos ouve-se “this card delivers 100% of minutes anounced if used in a single call… please enter your pin number… now”, ok, marco o pin e longos segundos depois ouve-se “you have… 5 dolars… Please dial the number you wish to dial”, ok, marco o número, que tenho de ver no outro telemovel, e séculos depois ouve-se “you have… 25 minutes… for this call” (claro que a mulherzinha fala extremamente d-e-v-a-g-a-r… vê-se bem que não tem de voltar para um navio!..) mais uns segundos e lá se ouve a cena a chamar… e é fazer figas para que me atendam porque repetir este longo processo muitas vezes dá cabo dos nervos a qualquer um! Ok, lá chego finalmente ao barco e, sem ter tempo para sequer pensar em almoçar, visto-me, penteio-me e maquilho-me em menos de 10 min! E upa para o spa! É um stress e uma depressão voltar para aqui! Costumo ficar um bocadinho deprimida por ter de fazer tudo a correr… mas, claro, mal chego ao spa, sorriso de orelha a orelha que é dia de embarcation e estão a chegar ao spa as novas pessoínhas que me vão fazer ganhar dinheiro!
Passamos a tarde a dar visitas guiadas ao spa, fica-me a doer os maxilares de tanto sorrir e a boca seca de tanto falar! Hoje também fiquei com o cérebro feito num oito porque dei comigo a fazer spa tours em inglês, espanhol e português! 5 min antes das 16h lá vou eu buscar o meu colete reflector e cá vou eu para a minha assembly station que o pax drill vai começar! Vou sempre pela jogging track, que é ao ar livre e sempre dá para apanhar um bocadinho de ar. Depois de encaminhar as pessoas para a F3 e de as mandar calar enquanto dá o video com as instruções de segurança (os passageiros ficam muito contentes nesta parte, porque, ao contrário do que acontece nos outros barcos, aqui não têm de usar o colete salva-vidas!). Acabada a cena, de volta para o spa para reunião (500000000 reuniões por semana… de manhã, de tarde, à noite…). De volta às spa tours, ou, se correr bem, fazer uns tratamentos!
Devemos ter uma hora para jantar (fazer muitas figas para se conseguir tirar pelo menos 30 min dessa hora) e acabamos pelas 22h, sempre mais um bocado, especialmente se fizermos um tratamento que acabe a essa hora, porque á que limpar tudo, organizar recibos…
Não sobra energia para muito mais do que ir comer pizza ao gardem café (a.k.a. Mess), tomar um duche e trocar histórias bizarras sobre o nosso dia com a nossa companheira de quarto!
Depois os dias mudam consoante seja dia de mar ou dia de porto. Em dia de mar… lá estamos todos desde as 7:30h para, adivinhem…, reunião! Começa a trabalhar e, à partida estou fully booked, ou quase todo o dia. Saio do spa depois das 22:30h…ou seja, 15 horas depois de ter entrado, mas facilmente é mais, especialmente se tivermos, adivinhem, reunião…! Se tiver corrido bastante bem, consegui ter 1 hora no total, das 2h que à partida tenho de pausa. É que estamos sempre atrasadas com os clientes, por isso quando chega a hora de pausa é aproveitar para tentar falar mais um bocadinho com os últimos, na esperança (que é a ultima a morrer!) de lhe vender alguma coisa, aproveitar para ir buscar mais lençois (aqui não temos sarongs), toalhas, organizar os dockets… Mastigo a comida em tempo record!
Nos dias de porto é bem mais calmo… alías, tem estado calmo demais… bem menos ocupado do que eles pensavam que ía estar… temos de ir fazer promoção pelo navio… cravar às pessoas para fazerem marcações no spa… não acho muita piada a essa parte, prefiro estar super duper ocupada, a correr de um lado para o outro porque me mudaram de sala de tratamento à última da hora e tenho de encontrar um roaster com pedras quentes, ou um bamboo, ou simplesmente uma garrafa com óleo de massagem!
E é nos dias de porto que temos a nossa folga. Devemos ter uma por semana, mas a primeira semana só tive meio dia e esta semana e a próxima acho que ninguém vai ter a sua folga inteira… E tenho sempre tido crew drill nas minhas folgas ou meias folgas, o que é uma grande treta porque nem posso dormir até mais tarde (pelas 9h lá toca o alarme) nem posso sair do barco até o drill acabar, o que é sempre depois das 11h… Se estamos a trabalhar a hora de entrada é, as always, 7:30h.
Resta só dizer que adoro as duas noites formais que temos por semana porque o spa fecha às 20h! Yupiiii! Claro que nunca saio antes das quase 21h, mas é maravilha!

Prontos, e é isto… tenho de tirar fotos aqui do barquito para vos mostrar, mas sem ser as fotos das cenas fixes, fotos aqui das masmorras, onde vivemos e passamos o tempo! Hehe! Sempre que vou a área de convidados volto deprimidíssima aqui às masmorras! Lolol Sim, porque uma vez por outra, lá me dá a coragem de ir dar uma volta pelas guest areas (podemos andar por todo o lado e ir a alguns sitios, se estivermos fardados ou com roupa formal e as nossas name tags), comer umas batatas fritas ao Jonny Rockets ou dar uma volta às lojas. Se bem que, agora que penso nisso, é mesmo raro ir… e quanto ao crew bar, acreditam que ainda não pus lá os pés desde que entramos em regular operations…? Trabalha lá um tuga que me está sempre a perguntar porque nunca lá vou, mas admite que nos outros navios o pessoal do spa está sempre lá metido e neste poucas vezes lá vão. Pois, toda a gente diz, não só do spa, mas de todos os departamentos que neste barco é muito mais cansativo que nos outros. Muito mais pressão, mais exigência, mais e mais trabalho. Eu não me posso queixar muito do dinheiro, só das longuíssimas horas de trabalho e da pressão constante para fazer dinheiro!, mas nos outros departamentos o pessoal tem ganho muito pouco para o que trabalham. O que acontece é que o barco é tão grande, que as pessoas dispersam pelos diferentes sítios onde podem ir e rende menos a cada loja, a cada restaurante… é verdade que só em janeiro vamos estar com a capacidade total de passageiros, veremos se aí as coisas melhoram.

Bem, acho que já chega por agora!
Esta semana é natal e nem quero pensar no que me vai custar… a véspera e o dia de natal vão ser sea days, por isso vou estar sempre a trabalhar. Na vespera acabo pelas 20h, mas com certeza que a net vai estar sobrecarregada e as linhas telefónicas também… por isso, vai ser difícil ligar para casa… buááááááá´!!
Assim, aproveito para deixar aqui a todos vocês os meus super sinceros desejos de um muito muito muito feliz natal, quentinho e aconchegante, passem-nos com quem amam e lembrem-se de como é bom estar junto deles!! Eu vou estar longe - e espero que muito ocupada para choramingar pouco! - mas com todos vocês no meu coração, ainda mais do que já estão todos os dias!! Para o ano há mais e no próximo natal vou estar feita melga colada a vocês!!
Beijos natalícios muito apertadinhossssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

5 comentários:

  1. olá linda, desculpa nem te ter enviado um feliz natal!:S espero k tudo tenha corrido bem! pelo menos andas-te mto ocupada o k deu pa eskecer um pouco o k podias estar a perder (digo eu...) um jinho mt grande. e já agora deixos os desejos de k tenhas um 2010 xeio de coisas boas:) k a vida te continue a sorrir:) jokinhas fofas

    ResponderEliminar
  2. Alô,

    Adorei o teu dia-a-dia, é optimo tu contas tudinho...concordo contigo só falta mesmo as fotos do barquinho, ih ih

    Vi a reportagem do programa Deluxe parabéns,Portugal está muito bem representado.

    Pois passar o Natal sem familia, amiguinhos, mas no próximo será diferente ânimo...

    Passei por aqui para te desejar boas festas, BOM ANO tudo de bom

    Bjinhos
    Marina Santos

    ResponderEliminar
  3. minha linda eu mandei-te beijinhos por 2 colegas teus...recebeste? dividimos o taxi em fort lauderdale, foi uma coicidencia... qd leio o teu blog identifico-me tanto com tudo...principalmente com a parte do ingles, espanhol eportugues, pois estou na america do sul... Neste momento em Buenos Aires e estou, vamos cá ficar 3 dias e hoje por exemplo tou presa no barco porque tem de ficar cá alguem caso aconteça alguma emergencia achas normal? mas amanha vai ser a loucura vou aproveitar tudo!!! lol
    muitos beijinhos...

    ResponderEliminar
  4. eu quero é saber coisas tuas!!!!

    onde andas mulher????

    e sabes que mais?

    i just wanna be ok too :P

    ResponderEliminar
  5. assim já fico mais descansada, foram entregues.. lol Sim linda estou a gostar, mas isto não ´nada daquilo que nos disseram... ás vezes penso que queria estar assim a trabalhar como tu, no meu barco também há muita pressão pois temos de nos promover a toda a hora para trazer clientes... mas diversão lá isso não nos falta!! Quanto ao rtail também tá muito mal, tivemos cá o director de vendas da steiner a dar-nos na cabeça e tudo!! lol mas pronto de resto tá tudo bem, quando isto terminar combinamos um encontro para partilhar testemunhos! beijocas grandes...

    ResponderEliminar